sexta-feira, 14 de março de 2014

Marketing Multinível

O que é o Marketing Multinível

Embora essa seja uma indústria bilionária, da qual milhões de pessoas fazem parte ao redor do mundo, talvez você ainda não saiba o que é multinível. Assim, vou tentar, com este artigo, lhe esclarecer acerca desse modelo de negócio, seus números, seu potencial e como você também pode se beneficiar disso tudo. Particularmente, eu considero esse um “negócio inteligente” e, sobretudo, muito atual, devido à possibilidade de trabalho a partir de casa que temos hoje em dia com a internet. Já deu pra perceber que o multinível é muito mais que dinheiro, né!? Então, se você busca um negócio que lhe proporcione um estilo de vida invejável, saúde, tempo livre, liberdade financeira e ainda por cima o risco de ficar milionário, seja bem vindo.
Mas o que é o MMN? Trata-se de uma estratégia empresarial de distribuição de bens e serviços, onde a divulgação dos produtos se dá pela indicação “boca a boca” feita por distribuidores independentes. Por esse trabalho, tais distribuidores recebem bônus, que seriam utilizados nas milionárias campanhas de propaganda tradicional. Além da indicação dos produtos, os distribuidores poderão indicar outros distribuidores e, assim, construir uma organização de escoamento de produtos com possibilidades de ganhos ilimitados.

De onde vem o nome “Marketing Multinivel”?

Essa é uma curiosidade de que pouca gente se dá conta. Na verdade, a expressão se tornou popular e as pessoas simplesmente a repetem, sem se perguntarem o que de fato ela significa. Mas “marketing multinível” é o termo utilizado para designar a atividade entre os profissionais da área, pois para quem está de fora, ele nada mais é do que um negócio de vendas. Mas para quem está nesse negócio, ele é muito mais que uma mera atividade de vendas, é um estilo de vida. E, tratando-se em miúdos, “marketing” é o trabalho a ser feito e “multinivel” é a maneira como essa pessoa será remunerada. Ao se cadastrar numa empresa, você se encarregará de construir uma organização hierarquizada em vários níveis, daí o nome “mutlinivel“. As pessoas que você indicar serão seu primeiro nível; as pessoas indicadas por quem você indicou serão seu segundo nível e assim por diante.

Alguns dados do Marketing Multinível

Marketing Multinível (MMN), também conhecido como Marketing de Rede, já representa 96,7% dos US$ 32,18 bilhões de faturamento do setor de Vendas Diretas nos Estados Unidos (fonte: DSA – Direct Selling Association ). No Brasil, porém, essa onda apenas começou a se formar. Segundo a última divulgação feita pela ABEVD, em 2009 o setor registrou um crescimento de 18,4% em relação ao último ano, com um movimento de R$ 21,858 bilhões. O Brasil já é o quinto maior mercado mundial de Vendas Diretas, embora o Marketing Multinivel ainda represente menos de 10% desse faturamento. Parece pouco, mas vale lembrar que o Marketing Multinível dobrou sua participação nos últimos três anos e vem ganhando cada vez mais espaço na mídia.

Números do Marketing Multinível no Mundo

    • De cada oito lares americanos, pelo menos um desenvolve uma atividade de Marketing Multinível.
    • Universidades Americanas já oferecem cursos de Marketing Multinível em suas grades curriculares.
    • 27% do PIB americano é proveniente da indústria do Marketing Multinível.
    • 24% do PIB japonês é proveniente da indústria do Marketing Multinível.
    • 20% dos milionários americanos construíram sua fortuna com negócios baseados em Marketing Multinível.
    • Nos Estados Unidos, empresas como Coca-cola, Colgate Palmolive, Cit Bank, entre outras, têm suas próprias divisões de Marketing Multinível ou se utilizam da estrutura de empresas do setor para escoar algumas de suas linhas de produtos, com características pertinentes a esse sistema de vendas.
MARKETING MULTINIVEL:
UM NEGÓCIO LEGÍTIMO, LEGAL E ÉTICO.

Reconhecimento da Indústria Multinível

O Marketing Multinível surgiu em 1903 e em 1979 tornou-se uma indústria reconhecida, quando o governo americano compreendeu a legitimidade da operação da Amway Corporation, na época a maior empresa do setor. Desde então, o modelo de negócio do MMN é entendido como uma legal maneira de distribuir bens e compensar desempenhos.

Legitimidade Comercial do Marketing de Rede

Por quase todos os países do globo, milhares de empresas de Marketing Multinível faturam, ano após ano, bilhões de dólares, com total permissividade por parte dos governos e órgãos competentes. Trata-se de uma indústria estabelecida como qualquer outra, que recolhe impostos, gera empregos, oportunidades e riqueza para pessoas e nações. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário